Esta obra tem por objetivo indicar algumas pistas para quem está à procura de respostas para uma questão metodológica vital no ensino da língua na escola: Como corrigir redações? A autora mostra como se dá a prática de correção de redações de um grupo de professores que trabalha com reescrita e a que resultados eles chegam com tal prática. Sua análise aponta para a convivência, na escola de hoje, de diversos tipos de correção, regidos por diferentes concepções de linguagem, e mostra a estreita relação entre as tarefas de correção e de reescrita, revelando a importância da postura teórica do professor (uma vez que de sua atuação como corretor depende a atuação do aluno autor como revisor). Com este livro, Eliana Ruiz comprova as vantagens de uma intervenção de natureza textual-interativa, já que reescritas dela decorrentes mostram-se qualitativamente mais produtivas que as que atendem unicamente a outros tipos de correção. Contudo, por não ser ainda a visão sociointeracionista de linguagem dominante no atual ensino da língua, este livro aponta para a necessidade de uma revisão, pelos professores em exercício, da postura teórica vigente na escola, com base em recentes contribuições dos estudos da linguagem. Professores do ensino fundamental e médio, estudantes universitários, pesquisadores e todos os que lidam com questões relacionadas à escrita, tais como jornalistas, escritores, revisores e editores, encontrarão aqui estímulos para reflexão, pesquisa e aplicação dos mais valiosos.