Atrelado à discussão sobre o crescimento da tão constantemente comentada nova classe média brasileira, o fenômeno do consumo popular é hoje tema de debate em diversas esferas. Este livro retrata o início deste processo e busca compreender as dinâmicas presentes tanto nos espaços periféricos quanto nos modos de vida populares. Sugere-se ao futuro leitor uma análise das práticas populares de consumo enquanto inseridas em uma nova configuração composta de dois grandes eixos: por um lado, os fluxos do capital financeiro, imbricados às lógicas de acumulação do mercado imobiliário e aos interesses das grandes redes de varejo, materializaram-se na forma de centros de compras, hipermercados e shoppings voltados às camadas populares; por outro, os fluxos da riqueza globalizada encontram-se totalmente imbricados no mundo popular através de artefatos mais específicos como os cartões de crédito e de lojas - colocando em evidência o processo nomeado pela autora de financeirização do capital no mundo popular. A obra aqui apresentada trata justamente das consequências deste processo, expondo a forma pela qual tal expansão do crédito e de consumo - nem sempre justa e/ou equalizadora - é capaz de engendrar reconfigurações substantivas no universo popular, ao reestruturar as dinâmicas presentes na gestão do orçamento doméstico, nas formas de lidar com a renda e nos modos de vida como um todo.