O livro Relações Étnico-Raciais e Currículo pretende cumprir um importante papel na afirmação da relevância da temática étnico-racial para potencializar currículos onde a cultura afro-brasileira e africana, e as culturas dos povos indígenas, tenham lugar em nosso cotidiano escolar. Resultado de iniciativa desta Secretaria de Educação, a obra revela uma rede de ensino criativa e valente para discutir as temáticas e desafios relacionados à discriminação racial. Ressaltamos que este livro também pretende revelar potencialidades para ampliação da temática com plurais referenciais teóricos e práticas pedagógicas. Registramos mais de uma década da promulgação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. E, celebrar esta trajetória de lutas pela afirmação de uma escola democrática onde todos tenham o seu lugar, com esta obra, enriquecerá os debates atuais, possibilitando aporte teórico-prático para docentes e gestores educacionais. O objetivo é favorecer a formação continuada, promovendo o reconhecimento do protagonismo de profissionais da educação que, em seus diferentes papéis, ampliam o potencial da diferença que, criativamente, revela múltiplas formas de práticas pedagógicas e reflexões em nossas unidades escolares. Na rede municipal de educação de Niterói, nas unidades de educação infantil e de ensino fundamental, temos inúmeras atividades desenvolvidas por Diretores(as), Pedagogos(as) e docentes que privilegiam as temáticas das relações étnico-raciais. Contudo, pensamos que o processo de educação requer a reflexão constante de toda comunidade escolar para desbanalização de discursos e de situações que denotam o não reconhecimento das diferenças e da diversidade cultural. Nossas ações educativas estão pautadas em relações dialógicas para formação humana.