Este livro apresenta práticas. Cada autor compartilha algo da sua experiência que dialoga com outros autores. Alguns contam mais sobre seu percurso teórico; outros menos.Mas todos os textos explicitam a mesma crença de que diante de uma criança a conceituação de Bakhtin de que “toda compreensão é respondente' é um imperativo ético.Helena Maffei Cruz reuniu um time de terapeutas que produziram textos sobre conversas metáforas lúdicas teorias e sobretudo “conversas sobre conversas' experiências pessoais encarnadas e repletas de afetos que nos oferecem passe livre não só ao cenário como aos bastidores seus diálogos às trocas entre parceiros às reflexões e aos pensamentos sobre conquistas e decepções. Promessa segura de leitura comprometida com valores genuinamente democráticos.Convivendo com crianças que no lugar de sistemas suficientemente protetores viveram situações ameaçadoras e freqüentemente caóticas aprendendo com os colegas que convivem com crianças a quem faltam alguns ou muitos dos recursos de observação imitação exploração e previsão necessários para inteligir o mundo à sua volta decidi reverter o que chamamos de ensinar função que nos autoatribuímos para aprender função da criança. Esse movimento me ajuda a entender cada encontro com cada criança como um momento em que tento ouvir a questão implícita em seus gestos e sons: “Me aprende?'Penso que este é o primeiro passo na construção de uma relação que poderia ser nomeada como “um lugar seguro para estar'