Esse livro resulta de trabalhos de grande competência que foram realizados por pesquisadores sob a orientação da professora doutora Maria Judith Sucupira da Costa Lins no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Todos os capítulos mostram, de forma bastante particular, a possibilidade de se pensar a aprendizagem a partir das perspectivas das teorias elaboradas por dois grandes autores que atravessaram o século XX com suas pesquisas e contribuições no campo da Educação: Jerome Seymour Bruner e David Paul Ausubel. O objetivo desse trabalho conjunto é que as abordagens, embora sejam independentes, pessoais e direcionadas para os interesses acadêmicos e profissionais de cada autor, pudessem trazer contribuições para professores e estudiosos do assunto. Na organização dos onze capítulos, foram consideradas como base ideias e conclusões principais dos citados pensadores, desenvolvidas segundo um olhar específico dos pesquisadores, realçando sua importância. Cada participante teve autonomia para construir o texto conforme seus próprios projetos de pesquisa, de maneira que se tornasse relevante para a continuidade de seus estudos e para todos os leitores. Quando resolvemos reunir artigos bastante personalizados, tal como se apresentam os integrantes desse livro, essa proposta visou oferecer um material de efetiva utilidade para professores. Nos onze capítulos são encontradas discussões sobre corporalidade e Educação de Jovens e Adultos, papel do professor, ensino da língua portuguesa, experiência da aprendizagem significativa, ética e uso da tecnologia, aquisição de virtudes por crianças na escola, Shakespeare e aprendizagem de ética, trajetórias de aprendizagem, formação de professores, aprendizagem e ensino de ética.