Desvelando as armadilhas da alienação, das falsas promessas de felicidade feitas mas não cumpridas pela ideologia do capital, os autores deste livro refletem sobre a contemporaneidade na esfera educacional sem deixar de percebê-la como luta entre projetos distintos de sociedade e, portanto, de formação humana. Os compromissos e as teses aqui defendidos são límpidos - os fundamentos históricos, filosóficos, econômicos e sociais são condições de existência para se pensar as políticas públicas. Trata-se, assim, de projeto público, publicizado por uma instituição pública, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, que tem sido chamada a responder pela educação escolar dos trabalhadores de nível médio e fundamental da saúde e de quem os educa na vida escolar. Este livro e a instituição que o viabiliza são, e não poderiam ser senão isto, projetos refletidamente inacabados, provisoriedade inerente à produção científica e às práticas sociais na interface entre a educação e a saúde, de modo a formar trabalhadores conscientes de sua tarefa sociopolítica de transformação da nossa realidade.