Construir o Plano Estratégico de uma empresa é a chance que temos de (re)construir a própria empresa. Tudo parte de um sonho de futuro, e de lá para cá desenha-se o caminho, ou os caminhos possíveis. Muitos autores têm se dedicado nos últimos anos a estudar e apresentar metodologias para a elaboração de planos estratégicos. Suas contribuições são inestimáveis nos ambientes acadêmico e empresarial. Como não existem caminhos prontos, receitas que possam ser seguidas ou copiadas, muitas vezes o planejador apresenta dificuldade ao transpor para sua realidade os conteúdos e métodos propostos. Parece existir aí um hiato entre a teoria e a aplicação prática. Como se um pudesse existir sem o outro. Assim, Construindo o plano estratégico propõe um resgate de teorias e métodos de planejamento estratégico, sugerindo um roteiro claro para o plano, apresentando passo a passo cada etapa proposta. E ainda vai além: traz exemplos práticos de "construtores" de três empresas diferentes, todos alunos do MBA Executivo da ESPM. Trata-se de uma leitura leve, mas não rasa, prática, e não manualizada. Carrega em suas linhas também uma dose de empreendedorismo e, como alicerce, conceitos importantes de Marketing, num convite à reflexão e à busca de uma forma descomplicada e eficiente de fazer acontecer.