No dia 16 de abril de 1928, partiu do Rio de Janeiro a "Expedição Brasileira da Estrada Panamericana". Comandava-a o então Tenente do Exército Leônidas Borges de Oliveira e o acompanhavam nessa empreitada Francisco Lopes da Cruz, um observador, e Mário Fava, um mecânico. Utilizando apenas dois automóveis Ford "Modelo T", esses brasileiros tinham por missão descobrir, abrir e projetar a rota onde, futuramente, seria construída, em condições ideais, uma rodovia que interligasse as Três Américas. A iniciativa extremamente inovadora alcançou êxito, constituindo-se em façanha poucas vezes registrada na história do automobilismo mundial. Durante dez anos, a expedição percorreu 28.000 quilômetros de estradas, picadas, caminhos, matagais e florestas de quinze países. É fácil imaginar as dificuldades de todas as espécies, enfrentadas e dominadas pelos expedicionários, afinal, durante toda a viagem foram cruzadas selvas centenárias, rios agitados e a temível Cordilheira dos Andes, isso tudo através de caminhos abertos com pás, picaretas e dinamite. Mas, apesar de todos os obstáculos, depois de dez anos de esforços sobre-humanos, o trabalho completo da exploração da futura rodovia foi concluído e, chegando a Detroit, os expedicionários foram recebidos pelo pioneiro da indústria automobilística, Henry Ford, entre outros tantos nomes importantes. Por fim, o grande acervo documental e fotográfico acumulado e as inúmeras emoções experimentadas durante os 12 anos de trabalho de estudos sobre a Expedição resultaram neste livro: "O Brasil Através das Três Américas".