Este livro pretende problematizar o ensino da escrita a crianças, definindo princípios e esquemas didácticos que auxiliem o professor de Língua Portuguesa a construir respostas para as questões com que se depara na formação de alunos produtores de textos. Por um lado, apresenta-se um conjunto de conhecimentos e de reflexões a partir de investigações na área da escrita como objecto de trabalho na sala de aula. Por outro, faculta-se algumas propostas de trabalho susceptíveis de serem reconstruídas e adaptadas a diferentes contextos. Para crianças dos 0 aos 12 anos Colecção Um Passo em frente. Esta colecção pretende ser um passo em frente, na medida em que permite aos professores ousar novas estratégias de ensino, em virtude das necessidades sentidas na realidade educativa nacional. A edição de uma nova colecção em Educação tem por objectivo, entre outros, colmatar lacunas ou adaptar à realidade nacional, actualizando-a, o que se comprovou ser útil em termos educacionais noutros contextos. Assim, nesta colecção Um passo em frente abordam-se as mais diversas áreas - desde o trabalho com a manipulação de materiais nas áreas da Matemática e Estudo do Meio até às orientações imprescindíveis para o professor fazer face a situações de abuso ou de outros teores -, todas elas necessárias na prática lectiva.