Por fim, como um dos grandes objetivos do ensino de História é a formação de cidadãos e por ser essa questão tão cara à história contemporânea brasileira, propusemos uma discussão mais atenta sobre as possibilidades de abordagem do tema cidadania na e pela escola. Esperamos que as reflexões e atividades aqui apresentadas propiciem o desenvolvimento de novas propostas de trabalho em sala de aula, assim como o repensar de nossas práticas em um processo de aproximação prazerosa e significativa de nossos alunos com a história. Como um dos grandes objetivos do ensino de História é a formação de cidadãos e por ser essa questão tão cara à história contemporânea brasileira, propusemos neste volume, uma discussão mais atenta sobre as possibilidades de abordagem do tema cidadania na e pela escola.Por fim, como um dos grandes objetivos do ensino de História é a formação de cidadãos e por ser essa questão tão cara à história contemporânea brasileira, propusemos uma discussão mais atenta sobre as possibilidades de abordagem do tema cidadania na e pela escola. Esperamos que as reflexões e atividades aqui apresentadas propiciem o desenvolvimento de novas propostas de trabalho em sala de aula, assim como o repensar de nossas práticas em um processo de aproximação prazerosa e significativa de nossos alunos com a história.Por fim, como um dos grandes objetivos do ensino de História é a formação de cidadãos e por ser essa questão tão cara à história contemporânea brasileira, propusemos uma discussão mais atenta sobre as possibilidades de abordagem do tema cidadania na e pela escola. Esperamos que as reflexões e atividades aqui apresentadas propiciem o desenvolvimento de novas propostas de trabalho em sala de aula, assim como o repensar de nossas práticas em um processo de aproximação prazerosa e significativa de nossos alunos com a história.