Em sua 4ª edição, o livro foi tomando corpo durante mais de uma década de atividade acadêmica, nas disciplinas de Desenho Arquitetônico, Perspectiva, Projeto de Arquitetura, Sistemas Estruturais, Técnicas Construtivas e Informática. Nesse período, os registros das experiências – anotações, fotografias, e o tête-à-tête em sala de aula, foram catalogados, estudados e sistematizados. Procuramos adotar uma postura crítica sobre bibliografias, comentários de professores e alunos; mas consideramos que a experiência em sala de aula fez a diferença. Os exercícios planejados, ao serem lançados na diversidade humana do ambiente de trabalho, adquiriam maior profundidade: o grau de complexidade, a relevância e abordagem do assunto, as informações técnicas, sofriam o impacto da receptividade e postura crítica do aluno. As alterações, ajustes, revisão de erros de proposta ou simples falhas técnicas – como digitação, revisão às vezes insuficiente por ter sido feita pela mesma pessoa que desenvolveu o exercício, problemas com arquivos eletrônicos, qualidade da plotagem, em resumo: foram muitos desafios a nos exigirem paciência, pesquisa e humildade, e que nos ajudarem a melhorar como professores e seres humanos. Entendemos, principalmente, que dedicar-se ao trabalho do livro é acreditar na possibilidade de um mundo melhor.