A experiência profissional do autor, construída nacional e internacionalmente, junto com a experiência em sala de aula de ensinar na prática como fazer consultoria em internacionalização, são as bases que sustentam este livro, elaborado para ser um manual prático na estratégia e gestão dos negócios internacionais. O texto começa abordando o ambiente contemporâneo do planejamento dos negócios internacionais, pontuando em especial como a globalização tem afetado a atividade das empresas. Já no Capítulo 3 apresenta a definição da política externa corporativa (PEC) e suas dimensões: mercado, governo, sociedade e informação. Em seguida, discute a definição e o papel do diplomata corporativo nos negócios internacionais. Os Capítulos 4 a 6 são dedicados ao detalhamento de cada uma das dimensões da PEC, enquanto o Capítulo 7 mostra como avaliar a interconexão entre as dimensões dentro de uma empresa, bem como a sensibilidade do negócio a cada uma delas. O passo seguinte é a indicação de como construir os objetivos da política externa corporativa e articulá-los e monitorá-los estrategicamente, em outras palavras, aquilo que se chama construção do Balanced Scorecard Internacional (BSCi). Finalmente, no último capítulo, são indicados os dois instrumentos para o monitoramento da PEC: o framework CAGE de Ghemawat e o que o autor denomina de análise dos 5 riscos: geográfico, econômico, político, legal e cultural.