O presente trabalho tem por objetivo analisar o direito como garantia de pacificação e conciliação dos conflitos entre rivais na Itália Renascentista com enfoque na obra Romeo and Juliet de William Shakespeare. Pretende-se abordar os antecedentes históricos da obra; o conto italiano e sua popularização na Europa; a narrativa dos personagens em um cenário criativo e universalizante; o teatro elisabetano e sua incrível mistura de tradições líricas, poéticas e retóricas; a relação existente entre o Estado e a Igreja no contexto global da época; a aproximação entre o Direito e a Literatura com o escopo de apreender o mundo simbólico e suscitar o levantamento de questões de cunho ético-jurídico; e por fim, analisar os mecanismos de controle e regulação social recepcionados pelo direito como fórmulas efetivas de solução de conflitos na sociedade. Tal proposta premia a narrativa shakespeariana, estimulando o resgate da dimensão transformadora e crítica do estudo jurídico. Nessa ótica, pode a Literatura interpelar os aspectos do mundo jurídico trazendo uma reflexão acerca dos pretensos saberes positivos sobre os quais o direito busca sustentar sua fundamentação. Porém, a apresentação do encontro entre o Direito e a Literatura demonstra uma relação dialogal entre dois conhecimentos que em um primeiro momento podem parecer distanciados, mas sob um exame mais apurado revelam pontos de contato e contribuição. Sendo assim, busca-se através da pesquisa visualizar na obra shakespeariana os meios alternativos de solução de conflitos com enfoque principal na pacificação e conciliação, trazendo conceitos básicos, analisando no que consistem, e quais as suas possibilidades de aplicação e efetivação. Todavia, tais métodos são tidos pelo direito como ferramentas garantidoras de ordem social e pacificação de litígios, facilitando o acesso à justiça. Com maestria, é elementar se valer a pesquisa de uma interpretação jurídica e literária que comporte na tragédia épica Romeo and Juliet pontos de apoio, de forma a absorver ao máximo todos os conceitos e intenções originais do autor.