O tema central deste livro é a formação contínua e o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática e marca dez anos de pesquisas do Grupo Prapem (Prática Pedagógica em Matemática) e cinco anos do GEPFPM (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática) da FE/Unicamp. Os autores relatam, descrevem e analisam processos de formação contínua a prática docente cotidiana dos professores, a qual é tomada como problema ou objeto principal de estudo e reflexão. Mostram que os professores ou futuros professores, mediante esse processo de reflexão e investigação sobre a prática, tornam-se os principais protagonistas de seu desenvolvimento profissional, pois adquirem mais autonomia e competência para enfrentar os problemas que surgem nos diferentes contextos de prática escolar. Ao contrário do que propõem as políticas neoliberais, a colaboração entre profissionais com diferentes conhecimentos, como evidenciam os estudos do livro, pode ser uma alternativa poderosa para o desenvolvimento do professor e a transformação curricular de sua prática, podendo, além disso, ser co-construtor dos conhecimentos e do patrimônio cultural do grupo profissional ao qual pertence.