PENSAR, SENTIR, VER: Percepção e Processo em Fotografia é tanto uma janela como um espelho que pede aos fotógrafos que questionem sobre o que podem trazer para a discussão sobre a relevância da arte contemporânea e do papel da fotografia na mesma. É um guia prático indispensável para aqueles que procuram escapar do que poderia ser descrito como a tirania do pensamento fotográfico tradicional. Não é a verdade; é simplesmente a verdade de MacLeay, reflexões informadas de um artista de olhar crítico, com uma missão de convencer os fotógrafos da nobreza e necessidade da vulnerabilidade e dúvida, como estados de espírito positivos capazes de usufruir do poder de noção cotidiana concreta tal como a interferência em nosso trabalho. Esta é uma leitura indispensável para todos os jovens fotógrafos que procuram desenvolver uma abordagem contemporânea mais ampla em sua área escolhida. A experiência de MacLeay na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul como fotógrafo, compositor, artista gráfico, professor e diretor de projetos internacionais e tendo como pano de fundo sua educação formal como economista teórico forneceu-lhe uma perspectiva única sobre a potencial importância da fotografia na arte contemporânea. É uma viagem pessoal que ele sente ter a solene responsabilidade de compartilhar abertamente. A vida é uma corrida de revezamento para MacLeay e é sua vez de passar o bastão para uma nova geração que fará como bem entender. MacLeay deseja simplesmente que as escolhas dos fotógrafos sejam precisamente isto: escolhas informadas e não diretivas dogmáticas a serem seguidas cegamente.