O livro suscita reflexões teóricas e procura revisar práticas que têm pouco ou nenhum sentido para o trabalho em comunidades carentes. Pretende ser um instrumento de estímulo à produção de conhecimento, identificando e estudando as circunstâncias de risco ao desenvolvimento das crianças nessas comunidades. Partimos do pressuposto teórico de que a criança e a infância são construídas. Em vez de uma abordagem centrada apenas na criança, temos que estudar, também, o contexto de seu desenvolvimento - condições históricas, políticas, culturais e interpessoais - no qual ela se constitui. Temos como objetivo iniciar a construção de uma base para o planejamento, avaliação e administração de serviços de promoção e recuperação da saúde psicológica em contextos de desenvolvimento, considerando, desde a perspectiva da totalidade, as condições concretas de vida das crianças e como suas mães ou responsáveis compreendem seu modo de crescer e de se desenvolver. É importante assinalar que a escala apresentada no livro, fruto de pesquisas nacionais e internacionais, traz em seu bojo uma nova compreensão do desenvolvimento infantil, propiciando àqueles que desejam a investigação de dimensões do desenvolvimento de uma criança, a partir do olhar de seu cuidador, tendo como referência seu modo de viver e as circunstâncias externas que constituem sua personalidade.