Este livro traz uma proposta de educação estética fundamentada na cosmovisão simbiossinérgica e inventiva. O trabalho apresenta uma reflexão para entender melhor as imagens visuais em relação com a investigação científica, a educação estética, o autoconhecimento e algumas teorias do imaginário. Foi necessário um redescobrimento da arte, transcendendo metodologias arteterapêuticas e pedagogias artísticas, para compreender uma outra maneira de perceber o mundo. Na tentativa de achar uma modalidade de compreensão das informações que fosse pertinente a esta cosmovisão, a autora sugere a Leitura Transtextual de Imagens, abordagem que se constitui em uma alternativa viável àqueles que, não necessariamente alfabetizados no campo artístico, descobrirão nele um caminho embasado na simbiose do observador e do observado. Finalmente, há um esboço da proposta educativa e arteterapêutica que fala da significação da vivência nas oficinas e da transformação dos participantes de acordo com o evidenciado nos achados da investigação, que permite fazer pesquisa em educação, utilizando o desenho como resposta às entrevistas, e do entendimento desses desenhos, ampliando os limites da linguagem verbal em sua interação com a linguagem visual.