Partindo sempre do princípio de que o aluno é um só, a coleção privilegia atividades que permitam contextualizar os conceitos, tornando-os significativos. Conhecer o funcionamento de diversos organismos e de suas interações favorece a adoção, pelo estudante, de hábitos mais equilibrados em relação ao próprio corpo e ao meio ambiente. A observação cuidadosa é priorizada em toda a coleção, uma vez que é ferramenta básica na relação do aluno com seu objeto de estudo. Dela vão depender outros procedimentos, como levantamento de hipóteses, coleta de dados, comparação, relação, classificação. No volume 1, o tema abordado é "Meio ambiente e sua percepção pelos seres vivos. O volume 2 trata de "Seres vivos: classificação e relações com o meio ambiente". O volume 3 aborda a importante questão "Manutenção do indivíduo e da espécie". Por fim, o volume 4 traz como tema "O Sistema Solar e o Planeta Terra em modificação". A coleção parte do princípio de que o ensino-aprendizagem das Ciências Naturais não deve ser apenas informativo ou experimental, como foi no passado. A proposta é chegar à construção desse conhecimento combinando a informação e a experimentação de forma contextualizada e crítica - não há mais verdades absolutas. Não é mais possível deixar de lado valores como cooperação, responsabilidade, respeito. A formação do cidadão é o objetivo básico de todo este projeto.