As crianças brincam sem cessar, mesmo que não possuam brinquedos ou espaços adequados para isso. Transformam pedrinhas em objetos, retalhos em máscaras, poças d'água em oceanos. Sonhos, fantasias e realidade misturam-se em suas brincadeiras, enquanto aprendem sobre a vida, enquanto aprendem a viver. No sentido de uma "pedagogia do brincar", que este livro propõe, é fundamental para o seu desenvolvimento observá-las e orientá-las, sem cercear a sua espontaneidade e alegria. Mais do que isso, alertam as autoras deste livro: é importante desafiá-las a criar jogos e brincadeiras participando do seu mundo fantástico. No primeiro capítulo, Tânia Ramos Fortuna alerta que não se brinca na escola "para aprender", ao contrário, aprende-se brincando com liberdade e oportunidades desafiadoras. No segundo capítulo, Vera Lúcia Bertoni dos Santos, descreve e ilustra, com fotos e exemplos, como os bebês e as crianças evoluem em seus jogos e brincadeiras, tendo por base a teoria de Piaget. Nos capítulos finais, esses pressupostos teóricos são colocados em prática por autoras que apresentam experiências de utilização de jogos construídos com materiais de baixo custo e realização de brincadeiras em salas de aula, incluindo comentários de professores a respeito do brincar. A partir desta leitura, pode-se perceber, sem dúvida, que é essencial o papel do educador no sentido de propor os materiais adequados, de organizar os espaços e de brincar com as crianças, despertando sua criatividade e imaginação.