CAFÉ, FERRO E ARGILA resgata um dos períodos fundamentais na formação da história de São Paulo, através da implantação do mais importante complexo ferroviário do país: a San Paulo Railway A obra contribui com um amplo espectro de informações e análises, conjugando várias formas de estudo do ambiente construído, preconizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Confronta análises relativas a História da Técnica e História da Arquitetura, Economia e Organização Empresarial, Engenharia e Arquitetura Ferroviárias e, esta formulação interdisciplinar, talvez seja uma das maiores contribuições do presente trabalho. Mas, não podemos desconhecer aspectos muito importantes analisados pelo Autor que discute a formação das ferrovias britânicas, que serviram de modelo para a implantação de ferrovias no Brasil, em especial a linha ligando São Paulo a Jundiaí. As construções e os equipamentos ferroviários desenvolvidos na Grã Bretanha serão encontrados posteriormente na linha construída na Serra do Mar possibilitando a amortização dos investimentos no desenvolvimento da tecnologia e a base industrial da metrópole. Os benefícios proporcionados pela pioneira linha entre o Porto de Santos e Jundiaí e, posteriormente, pela continuidade da rede férrea em direção às regiões agrícolas de São Paulo são bem conhecidos, mas seu entendimento poderá ser alcançado, com maior acuidade, a partir da presente obra. A análise das estações da linha, uma vez estabelecida a tipologia que as caracteriza, bem como dos diversos edifícios destinados a outras funções vinculadas à linha, proporciona um quadro da sua arquitetura e o reconhecimento de técnicas construtivas que serão incorporadas à arquitetura paulista. CAFÉ, FERRO E ARGILA analisa com propriedade esses aspectos e traz à luz, a partir de documentação até agora pouco conhecida e completado com a reprodução de importantes documentos administrativos e técnicos da companhia esclarecendo as diretrizes adotadas por seus dirigentes para a implantação da linha férrea e outros fatos fundamentais para a compreensão do desenvolvimento das obras de construção da linha e das construções que lhe complementavam o funcionamento.