Incluir é mais do que estar junto; é estar com; é ter garantido o direito inalienável de aprender, mesmo que com suas particularidades, mesmo que por outros caminhos, outras formas, outras competências... Por isto, ao falar de educação inclusiva estamos, justamente, falando de um espaço educacional que possibilite o criar asas para todas as crianças, mesmo que em momentos não possam estar juntas o tempo todo, mas que indiscutivelmente devem estar próximas e participantes; sem submetê-las a uma separação que leve a um isolamento ou ao sentimento de estar só... A ação pedagógica passa, também, pelo apoio multidisciplinar, pela garantia dos recursos, arquitetura, mobiliários adequados à necessidade das crianças e jovens; passa também, logicamente, pela ação da família; tudo para garantir a todas as crianças o acesso ao currículo, mesmo que com adequações, compreendido como a síntese do patrimônio cultural da humanidade, o qual toda criança deve ter acesso por meio da escola e dos ensinamentos de seus professores. É justamente o resgate da conjugação entre educação especial e inclusiva que alinhava os diferentes capítulos deste livro: Perspectivas e Contribuições da Educação Especial para a Inclusão Escolar.