Fruto da experiência acumulada por vários especialistas das áreas de pesquisa e educação, a publicação apresenta uma metodologia educacional clara, objetiva e estimulante, baseada no método Ver-Julgar-Agir. Sua abordagem conceitual se aplica a qualquer disciplina - como sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais - e área, rural ou urbana, e pode ser útil mesmo nas regiões menos privilegiadas do país. 'Proposta metodológica de macroeducação' propõe como, a partir de três ações rotineiramente exercidas, é possível analisar o ambiente e as ações humanas que incidem sobre este. Além disso, o volume traz diversas Atividades Pedagógicas que permitem colocar em prática o exercício sistemático do ver, julgar e agir no contexto da educação ambiental para o desenvolvimento sustentado. Entre os assuntos abordados estão - Relação socioambiental (Uso e ocupação do espaço geográfico pelo homem, Sociedade sustentável, Macroeducação, Segurança alimentar); Orientação geral (Psicologia Ambiental, Responsabilidade social, Projeto escolar, Dinâmicas de grupo para melhoria das relações humanas); Ver - percepção do diagnóstico ambiental; Julgar - percepção do impacto ambiental; Agir - percepção da gestão ambiental (Legislação ambiental); Dinâmicas de grupo (Atividades artísticas, Jogos cooperativos).