As autoras apresentam os resultados de estudos que tiveram publicidade e paisagem urbana como contexto. A cidade de São Paulo antes da lei "Cidade Limpa" foi cenário da primeira fase da pesquisa que abriga reflexões sobre processos de significação advindos da mistura sígnica de elementos do contexto urbano e da publicidade de rua, bem como análises da linguagem híbrida dos outdoors, tecida a partir das especificidades e potencialidades de sua natureza (visual/verbal). A segunda etapa teve cidades alemãs - Berlim, Frankfurt, Colônia entre outras - como contexto, o que possibilitou a realização de um estudo intercultural. Finalmente, num terceiro momento, coube revisitar a cidade de São Paulo já "despida" e verificar os efeitos de sentido que emergiram dessa "nudez". Assim, articuladas, essas pesquisas traçaram um panorama das relações entre processos de comunicação e o contexto urbano, descortinaram valores culturais que subjazem à trama sígnica analisada e levaram as autoras a correr o risco de dar sugestões relativas à produção publicitária e a uma provável convivência desses sistemas de signos, a publicidade de rua e o contexto urbano.