No diálogo com Sérgio Guimarães, Paulo Freire recorda a sua vida como educador: os momentos que marcaram a aplicação de seu Método no Recife, no pré-64, a prisão e o exílio. O livro revela o degredo como possibilidade de auto-reflexão, do repensar atitudes e propostas; experiência que ampliou sua concepção do processo pedagógico. Aprendendo com a própria história, em forma de conversa entre os educadores Paulo Freire e Sérgio Guimarães, apresenta aos leitores as vivências e ideias que marcaram a trajetória de Freire e, não seria exagero afirmar, o próprio pensamento sobre educação no país. Sérgio Guimarães conduz com sensibilidade e inteligência uma conversa bastante informal e prazerosa com Paulo Freire, que rememora com bom humor sua trajetória pessoal e profissional, intensamente marcada pelos acontecimentos políticos que ocorreram na América Latina nos anos 1960 e 1970. Freire recorda o início dos projetos de alfabetização pelo “método Paulo Freire”, tal como a experiência de Angicos e também o golpe militar de 1964 e suas implicâncias na educação, sua vivência na prisão e o exílio.