Escrito originalmente como memorial apresentado a um concurso de professor titular, o texto que constitui o presente livro corresponde, indubitavelmente, àquilo que é esperado de um memorial acadêmico: um balanço das atividades de docência, pesquisa, extensão e gestão acadêmica realizadas pela autora do texto e um relato sobre sua própria história de formação escolar e profissional. Por isso é relevante não apenas para os colegas que estiveram na posição de julgar a produção da candidata ao concurso, mas também para quem se interessa pelo processo de formação e exercício profissional do docente universitário. Teresa Cristina Rego, entretanto, não se limita a cumprir esse objetivo explícito de um memorial. Ao apresentar seu processo formativo e sua atividade acadêmica, faz uma análise crítica dessa trajetória: a partir do momento presente, vivido por uma profissional que atua há mais de 30 anos no campo da educação, o passado é deliberadamente revisitado e ressignificado, dando sentido e identidade à história vivida. Esse olhar metateórico sobre o próprio percurso torna o texto especialmente relevante para aqueles interessados nos processos de formação da subjetividade, nos mecanismos da memória e nas relações entre cultura e desenvolvimento psicológico. E há, ainda, mais uma dimensão deste texto: interessada no estudo de narrativas autobiográficas para a compreensão da constituição da subjetividade, Teresa debruça-se sobre o memorial como gênero e dá um salto meta-metateórico. Aqui a relevância do presente livro é para os interessados na narrativa autobiográfica e no gênero memorial. Uma reflexão que começa na própria experiência e a transcende, em sucessivas camadas de fecundo distanciamento. Muito mais do que um memorial para cumprir exigências formais de um concurso. Marta Kohl de Oliveira