O livro Metodologia de Pesquisa: Prátcas Metodológicas nas Ciências Humanas apresenta uma coletânea de cinco capítulos que compõe o eixo teórico da obra. O propósito da obra foi perpassar temas que se direcionam à metodologia de pesquisa, nos campos teórico e prático. O primeiro capítulo aborda a relação teoria-método-técnicas no campo das Ciências Sociais. Atentou-se principalmente para os cuidados a serem observados, na prática da pesquisa, a fim de se evitar as armadilhas existentes na pesquisa de campo. O segundo capítulo fornece uma visão panorâmica da pesquisa qualitativa etnográfica. O terceiro capítulo apresenta a perspectiva crítica da Escola de Frankfurt e a dialética negativa como recurso teórico-metodológico que permeia os estudos frankfurtianos. O quarto capítulo busca ilustrar a relevância da utilização do diário de campo como instrumento de pesquisa qualitativa sobre o agir do Coordenador Pedagógico. Por fim, o quinto capítulo concebe a leitura como uma das atividades mais presentes no cotidiano e apresenta algumas estratégias de leitura como técnicas que possibilitam a aquisição da informação textual no contexto acadêmico de ensino.