A preocupação pela construção do conhecimento no ensino, a transformação em conhecimento profissional dos professores - os processos, conteúdos e contextos da sua aprendizagem - e, em particular, a reivindicação do conhecimento gerado pelos professores através da análise da sua prática foram, nas últimas décadas, questões-chave da investigação didáctica. A evolução que se verificou na investigação sobre o ensino, desde o interesse pelos comportamentos dos professores (a actuação na aula) ao interesse pelos conhecimentos, crenças, sentimentos, emoções, que acompanham a sua actividade profissional, tornou prioritárias estas questões. Daí a necessidade de examinar, de novo, as relações entre a investigação sobre o ensino e a formação do professorado. Este livro estrutura-se em três capítulos que tratam de: 1) a evolução do valor do conhecimento no campo da formação do professorado; 2) a sua reivindicação no campo da profissão docente; e, 3) a sua consideração como objeto de estudo. A actividade dos professores não tem o mistério que rodeia aqueles profissionais que não vimos trabalhar tantas vezes como vimos os professores quando fomos alunos. Esta peculiaridade do ensino pode actuar como um obstáculo epistemológico tanto para a construção de conhecimento quanto para o reconhecimento do saber profissional de professores. Permitir esse reconhecimento é, também, a intenção deste trabalho. Lourdes Montero é professora catedrática de Didáctica e Organização Escolar, especializada na formação e desenvolvimento profissional do professorado. Ocupa sua Cátedra na Universidade de Santiago de Compostela onde criou e dirigiu várias equipas de investigação, com a participação frequente de professores em exercício dos ensinos primário e secundário, que trabalharam em projectos europeus e com universidades da América Latina ligados aos problemas da formação inicial e permanente dos docentes. Criou e dirige o Grupo de Investigação Stellae na Universidade de Santiago. Também criou e coordenou a Rede Europeia INFOR (Investigação, Formação e Reformas) no âmbito do Programa ALFA da Comissão das Comunidades Europeias. É autora de mais de uma dezena de livros e de uma centena de artigos e capítulos noutros livros.