Muitas questões emergem do atual contexto em que se encontra a alfabetização na educação escolar, dentre elas: como favorecer a integração da visão particular de mundo de cada criança com o que cabe à escola ensinar? Em que as novas propostas didáticas diferenciam-se do ensino tradicional? Como aplicar novas orientações para alfabetizar? Uma vez aprendidas "as primeiras letras", de que maneira orientar a produção textual? Essas são algumas questões que inquietam os professores e, muitas vezes, conduzem à rejeição das propostas de mudanças pedagógicas ou a uma miscelânea de procedimentos. Diante dessas e de outras indagações, apresentamos o livro Alfabetização: propostas e práticas pedagógicas, elaborado a partir dos resultados das pesquisas realizadas pela autora, especialista na área de educação. Este livro oferece reflexões sobre tópicos e discussões que contemplam temas presentes no cotidiano escolar, propondo soluções possíveis para questões relacionadas ao processo de alfabetização. Obra atual e necessária para professores e futuros educadores que encaram o desafio de ensinar a ler e a escrever.