"A presente obra Educação e Saúde: a dignidade humana como fundamento da prática docente em ambiência hospitalar propõe-se a refletir sobre a condição do professor pedagogo em ação e seu lugar nas diversas instâncias de atuação, com destaque para o âmbito hospitalar. Ressalta-se que à formação do professor pedagogo, sobretudo na contemporaneidade, vincula-se a constituição de uma nova identidade profissional se relacionada aos valores e às novas necessidades de atuação, ao mesmo tempo, que à condição de produtor da história, se responsável pela ação transformadora no seu devir. O tempo presente, mesmo apontando cenários destituídos de sentidos e espaços limitadores à realização das pessoas, mediante a presença crescente da fragilidade relacional e do distanciamento do pertencimento ao outro, mais do que nunca, evidencia como fundamental e fecunda a inter-relação Educação e Saúde como meio à ressignificação das ações, sobretudo dos professores pedagogos que atuam no âmbito hospitalar, e ao resgate da Dignidade Humana, fundante da possibilidade de cada ser humano se legitimar enquanto pessoa e cidadão em direção à sua emancipação e felicidade. "