Análises epistemológicas sobre a produção do conhecimento e demarcação científica do campo de Educação Física fizeram-se presentes em artigos, livros, dissertações e teses em nossa recente história. Essa demarcação científica foi um tema que rendeu polêmicas no interior do campo, gerando acalorados debates sobre a organização da comunidade científica e suas práticas de pesquisa. Neste livro, debruçamo-nos sobre os caminhos percorridos pela ciência no campo de Educação Física, em especial aqueles praticados em sua área sociocultural. Tomamos como objeto de análise a produção do conhecimento voltada para a escola. É nesse contexto que o campo aparece como um território de lutas pelo poder, de diferentes representações de ciência e de tradições, muitas vezes inventadas e legitimadas por meio do periodismo científico e das instituições que lhes oferecem chancela. A leitura do livro revela a história das polêmicas e obstáculos, a falta de acordos, as tensões presentes na consolidação do campo e o que está em jogo em suas instituições científicas e agências de fomento, salientando, assim, a complexidade das práticas de controle científico que se reproduzem na área de Educação Física.