Na atualidade, o desafio da educação é superar a estrutura fixa, compartimentalizada que limita por tempos cronometrados a hora de cada disciplina entrar em cena. A interdisciplinaridade já não é novidade, mas pode e precisa ser efetivamente praticada. A interdisciplinaridade nos tempos atuais se mostra como caminho para a superação dos problemas que se apresentam na educação e pode contribuir para uma reflexão sobre outras possibilidades de intervenções pedagógicas comprometidas com a formação humana. A escola por si só não poderá superar a fragmentação do conhecimento, entretanto, sem dúvida, ela desempenha papel fundamental na formação humana e, com ela, projeta uma sociedade menos desigual. Os desafios e caminhos para o trabalho interdisciplinar estão relacionados com a passagem de uma concepção fragmentária para uma concepção articulada coletivamente na construção do conhecimento. Acreditamos que o desafio está posto para os professores que se sentirem desafiados a participar de um projeto interdisciplinar, que anseiam pela atualização constante também no contexto de outras disciplinas. Há a necessidade de tirar os alunos da passividade de simples ouvintes e levá-los a uma construção mental unificadora, permitindo conhecimentos integrados e contextualizados que sirvam de estímulo para serem cidadãos ativos. Assim, esse professor estará cumprindo seu pressuposto de educador e contribuindo na sociedade em que vive.