Nos últimos anos venho colecionando narrativas entre alunos, familiares e amigos. Agora decidi desafiar colegas, em especial aqueles/as que lidam com memória em seus próprios estudos e investigações. Como princípio norteador da narrativa, apenas a sugestão de que o conteúdo desdobrasse lembranças de tempos de escola, preferencialmente envolvendo as memórias mais remotas. A ênfase poderia incidir sobre algum fato específico ou sobre recordações diversas, desde que situando tempo e lugar. Além disso, havia recomendação enfática, plenamente atendida: ter muito prazer ao elaborar sua escrita. trazer à tona reminiscências, lembrando a vida de estudantes em tempos pretéritos, não tem aqui o intuito de provocar sentimentos nostálgicos, tampouco de propagar curiosidades excêntricas sobre fatos hoje talvez inimagináveis. O que se pretende é salvar arquivos, contribuindo para a melhor compreensão de contextos envolvendo o cotidiano da vida de estudantes em meados do século XX. Embora o processo memorialístico carregue em si mecanismos seletivos geralmente constituam parte inerente de nosso ser, ainda assim compartilha-se da crença de que muito se aprende a partir destas histórias.