Nesse livro a Pedagogia dos Projetos é abordada como uma estratégia para auxiliar na formação do sujeito integral. O autor enfatiza as vantagens no aspecto do desenvolvimento das habilidades, competências, da conquista da autonomia por parte do aluno e de dezenas de outras capacidades essenciais para sua formação. Além das vantagens e intenções do trabalho com projetos, destacam-se as possíveis etapas vivenciadas pelos diferentes atores do processo - professores e alunos. Descrever etapas, neste caso, tem o sentido de nortear a trajetória e principalmente delimitar a função de cada um dos atores para que não haja sobreposição de papéis. O capítulo 1 coloca como pauta de discussão a formação do sujeito integral, já que parece ser um dos objetivos da escola, e indica como uma das possibilidades para este fim o trabalho de forma procedimental. O capítulo 2 define a idéia de projeto, questionando as intenções dessa forma de trabalho, relacionando essa dinâmica como algo que está a favor do Projeto Político Pedagógico da escola e demonstrando as vantagens nos aspectos da autonomia, concepção de conhecimento como rede, forma procedimental de trato dos conteúdos acadêmicos e possibilidade de auxílio no desenvolvimento das múltiplas competências, etc. O capítulo 3 mostra as etapas da trajetória e do processo de execução de um projeto de trabalho, destacando o papel dos diferentes atores (alunos e professores), para que não se cometam equívocos na prática e percurso dessa trajetória, com uma linguagem clara, simples e voltada à prática, descrevendo sempre as vantagens. Com uma linguagem prática e objetiva, essa publicação aborda a Pedagogia dos Projetos como uma estratégia para auxiliar na formação do sujeito integral. Enfatiza as vantagens no aspecto do desenvolvimento das habilidades, competências, da conquista da autonomia por parte do aluno e de dezenas de outras capacidades essenciais para sua formação. Além das vantagens e intenções do trabalho com projetos, apresenta as possíveis etapas vivenciadas pelos diferentes atores do processo - professores e alunos. Descrever etapas, neste caso, tem o sentido de nortear a trajetória e principalmente delimitar a função de cada um dos atores para que não haja sobreposição de papéis.