Em 2018 a Declaração Universal de Direitos Humanos completa 70 anos. Tornou-se um marco inigualável da história da humanidade na garantia de direitos, na luta pelo reconhecimento e na universalização da dignidade humana. Desde 2012 no Brasil estão em vigência as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, inserindo a temática como um componente curricular nos diferentes níveis de ensino. Assim, a educação é reconhecida como um Direito Humano e a Educação em Direitos Humanos é parte fundamental do conjunto desses direitos, inclusive do próprio direito à educação. Este livro está organizado em 8 capítulos, em um diálogo teórico entre Direitos Humanos, Educação e Ciências Humanas, que apresenta ao leitor os resultados de diferentes abordagens, metodologias e fontes de pesquisa. Os autores são renomados professores, pesquisadores e mestrandos que investigam os direitos humanos em perspectiva multidisciplinar. Os capítulos abordam a educação como um direito, os direitos humanos como saberes e componentes curriculares, a implementação da educação em direitos humanos, as experiências educacionais em direitos humanos, o processo e os desafios na formação de professores em direitos humanos, as aproximações entre bioética e direitos humanos, a diversidade cultural e religiosa e o eurocentrismo na formação do pensamento social brasileiro. Convidamos os leitores a conhecer este livro e suas pesquisas e reflexões inéditas em Educação e em Direitos Humanos.