O Encantamento, como o define Guy Kawasaki, guru bestseller do setor empresarial, não envolve a manipulação das pessoas, mas sim a transformação de situações e relacionamentos. Converte a hostilidade em civilidade e a civilidade em afinidade. É responsável por converter os céticos e os cínicos em adeptos e os indecisos em partidários fiéis. O Encantamento pode ocorrer durante uma transação no varejo, uma negociação no mais elevado nível corporativo, ou em uma atualização do Facebook. Quando praticado de forma correta, torna-se mais poderoso do que a persuasão, a influência ou as técnicas de marketing tradicionais. Kawasaki defende que, tanto no mundo dos negócios quanto nas relações pessoais, a meta não deve ser apenas alcançar um objetivo, mas sim obter uma mudança voluntária, duradoura e agradável nas outras pessoas. Através da associação de suas próprias metas e desejos, sendo amável e merecedor de confiança, e elaborando projetos que possam ser aceitos pelos demais, você poderá modificar os corações, as mentes e as ações. Por exemplo, o encantamento possibilitou... o Um voluntário do Corpo da Paz Civil suavizar um confronto potencialmente violento com a guerrilha armada. o Um pequeno canal de TV a cabo (E!) obter o direito de apresentar o astro Howard Stern. o O novo calçado de corrida (Vibram Five Fingers), a princípio considerado como uma loucura, construir de forma metódica uma base de clientes apaixonados. o Um fabricante de cristais canadense (Nova Scotian Crystal) transformar observadores em compradores. Este livro mostra todas as táticas necessárias para preparar e iniciar uma campanha de encantamento; para obter o máximo das tecnologias de push-pull; e para encantar os seus clientes, seus empregadores e até mesmo o seu chefe. Este livro demonstra como o encantamento pode transformar as decisões difíceis a nosso favor, quando os intangíveis vão além dos fatos concretos. Ele lhe ajudará a superar os hábitos arraigados nas pessoas ao seu redor e a desafiar a nem-sempre-sábia "sabedoria das massas". As lições de Kawasaki foram extraídas do seu mandato em uma das organizações mais encantadoras de todos os tempos, a Apple, bem como da sua experiência de décadas como empreendedor e empresário. Há poucas pessoas no mundo mais qualificadas para ensinar o método do encantamento. Como escreve Kawasaki, "Quer mudar o mundo? Quer transformar lagartas em borboletas? Para isso é necessário mais do que relacionamentos comuns. É necessário convencer as pessoas a sonhar o seu sonho". Esta é uma meta ambiciosa, mas pode ser alcançada por qualquer um de nós.