Considerado a figura máxima do romance naturalista no Brasil, Aluísio Azevedo deixou também uma série de contos, de excelente qualidade literária, envolventes e fortes, que transmitem ao leitor a mesma sensação de vida que palpita em seus romances.Sem a estrita preocupação de fidelidade ao cânon naturalista, que caracterizava o romancista, as histórias curtas de Aluísio revelam um escritor de humor irreverente, por vezes lírico, com uma vaga nostalgia da juventude, preocupado com a passagem do tempo e a fugacidade da vida, menos pessimista do que em seus romances, mas sem se afastar da atitude crítica e de combate que sempre manteve em relação à sua terra, em particular, e à sociedade, em geral. Crítico e combativo, duro e cruel algumas vezes, outras prestes a se comover, sentimento logo afastado com um piparote ou uma ironia, nunca ingênuo, o contista aborda temas e motivos variados: vai do fantástico a situações típicas do naturalismo, incluindo páginas de reminiscências em forma de ficção. Os críticos se dividem na escolha do melhor trabalho: O Madeireiro, em que o autor se delicia com as manhas e astúcias femininas; o contundente Heranças, retrato de um conflito de gerações; o angustiante A Serpente; a avassaladora paixão pelo jogo abordada em Último Lance; Fora de Hora, uma reivindicação ao simples e humano direito de amar, além de quinze outros trabalhos, nos quais se resumiu a obra de contista de Aluísio.Todos esses vinte contos, reunidos em dois volumes, intitulados Demônios e Pégadas, foram incluídos em Os Melhores Contos, que, dessa forma, não apresenta apenas os trabalhos mais expressivos do escritor, mas a sua obra completa no gênero.Considerado a figura maxima do romance naturalista no Brasil, Aluisio Azevedo deixou tambem uma serie de contos, de excelente qualidade literaria, envolventes e fortes, que transmitem ao leitor a mesma sensacao de vida que palpita em seus romances. Sem a estrita preocupacao de fidelidade ao canon naturalista, que caracterizava o romancista, as historias curtas de Aluisio revelam um escritor de humor irreverente, por vezes lirico, com uma vaga nostalgia da juventude, preocupado com a passagem do tempo e a fugacidade da vida, menos pessimista do que em seus romances, mas sem se afastar da atitude critica e de combate que sempre manteve em relacao a sua terra, em particular, e a sociedade, em geral. Critico e combativo, duro e cruel algumas vezes, outras prestes a se comover, sentimento logo afastado com um piparote ou uma ironia, nunca ingenuo, o contista aborda temas e motivos variados: vai do fantastico a situacoes tipicas do naturalismo, incluindo paginas de reminiscencias em forma de ficcao. Os criticos se dividem na escolha do melhor trabalho: O Madeireiro , em que o autor se delicia com as manhas e astucias femininas; o contundente Herancas , retrato de um conflito de geracoes; o angustiante A Serpente ; a avassaladora paixao pelo jogo abordada em Ultimo Lance ; Fora de Horas , uma reivindicacao ao simples e humano direito de amar, alem de quinze outros trabalhos, nos quais se resumiu a obra de contista de Aluisio. Todos esses vinte contos, reunidos em dois volumes, intitulados Demonios e Pegadas, foram incluidos em Os Melhores Contos, que, dessa forma, nao apresenta apenas os trabalhos mais expressivos do escritor, mas a sua obra completa no genero.Ao publicar seus contos, Aluísio Azevedo já estava consagrado como o maior representante do Naturalismo no Brasil. Toda sua obra revela o drama do coração humano na terra brasileira. Os vinte melhores contos, aqui reunidos, foram retirados dos livros Demônios e Pégadas, trazendo os inesquecíveis “O madereiro”, “Herança” e “A serpente”.