É uma obra enxuta, adaptável à carga horária da disciplina. Concentra-se no desenvolvimento da alfabetização cartográfica de forma progressiva ao longo de toda a coleção. A cartografia, especialidade da autora, é trabalhada direta e indiretamente. Os volumes são organizados em unidades e capítulos. Cada capítulo é iniciado com a seção Hora da roda, para incentivar a sociabilidade e o interesse pelo tema. O conteúdo, que antes era fragmentado em números e letras, foi reestruturado, destacando a teoria. Apenas as atividades permaneceram com numeração. Foram mantidas as seções Leia mais, Pesquise, Saiba mais, Divirta-se e Desafio. Novas seções foram incluídas: Trançando saberes (interdisciplinaridade), O que estudamos, Desenhando também aprendo e Vamos ver de novo? (síntese e revisão dos conteúdos por meio das linguagens gráfica e escrita). Para encerrar o semestre, a seção Projeto apresenta situações-problema, estimulando investigação, pesquisa e execução de um projeto sobre determinado tema. Há sugestões de encaminhamento dos temas em todas as páginas para o professor. No Manual, encontram-se boa seleção de atividades complementares e textos para a formação do professor.