O Grupo de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Clientes (GP2C), ligado ao Departamento de Administração (ADM) e ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), orgulhosamente apresenta este livro, que é uma coletânea de pesquisas e artigos científicos produzidos a respeito de Políticas de Gestão de Pessoas nas Organizações. O livro está estruturado em três partes. A Parte I contém a síntese do estado da arte a respeito de políticas de GP, como pressupostos teóricos, definições e estudos empíricos internacionais. A Parte II apresenta as escalas, construídas e validadas por meio de análise fatorial exploratória e confirmatória, que permitirão avaliar a percepção de colaboradores quanto a políticas de gestão de pessoas nas organizações a fim de viabilizar a consecução de estudos diagnósticos e relacionais. Os capítulos da Parte III abordam estudos relacionais englobando as políticas de GP e outras variáveis do Comportamento Organizacional. Além de contribuir com a pesquisa científica acerca de políticas de GP nas organizações, esta coletânea, numa perspectiva pragmática, pode auxiliar os gestores da área na condução de seus negócios e em suas tomadas de decisão no afã de identificar áreas de GP onde melhorias específicas se fazem necessárias para promover um maior bem-estar aos colaboradores e alcançar melhores resultados organizacionais. A leitura deste livro traduz-se num convite à realização constante de pesquisas no intuito de construir um arcabouço teórico consistente para promover o avanço progressivo do conhecimento teórico-empírico concernente a políticas de GP nas organizações brasileiras. Obra recomendada ao público acadêmico e empresarial das áreas de Gestão de Pessoas, Administração, Psicologia das Organizações e do Trabalho, e Comportamento Organizacional. Indicada como livro-texto para disciplinas de Gestão de Pessoas em nível de pós-graduação e como leitura complementar em nível de graduação.