Esta obra se diferencia das demais publicadas na área educacional por causa de seu ineditismo em propor um programa de formação inicial fundamentado em instrumentos, procedimentos e técnicas adequadas à realidade atual, e útil para a prática profissional do futuro docente da educação básica. O livro foi organizado em seis seções. Primeira, A formação inicial dos professores apresentação inicial da obra. Segunda, formação inicial do docente para a educação básica, trata dos marcos legais para a formação inicial dos professores, e da construção dos saberes profissionais do professor da educação básica. Terceira, Planejamento pedagógico, ressalta a necessidade do planejamento a partir da realidade do estudante. Quarta, O projeto de estágio supervisionado, apresenta os princípios gerais para elaboração de um projeto de estágio supervisionado. Quinta, Instrumentos de acompanhamento e monitoramento do estágio supervisionado, indica instrumentos de acompanhamento que podem ser utilizados para monitorar e avaliar as atividades do estágio supervisionado. Sexta, O relatório final do estágio supervisionado, propõe um modelo de relatório de estágio supervisionado.