É unanimidade que o trabalho psicopedagógico requer do profissional algumas habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas a começar pelo domínio de um conhecimento teórico amplo e eficaz, disponibilidade de energia, isenção de opinião, exercício de alteridade, capacidade de olhar e escutar o sujeito percebendo o não dito, as entrelinhas, que se quer dizer naquilo que não se diz, mas expressa em ações, às vezes contra si mesmo. Em uma visão psicopedagógica enfocamos a aprendizagem do sujeito pensante articulando e mobilizando o desejar, o sonhar, o conhecer, o saber interagindo com o espaço onde habita, o apropriar-se e enfim, aprendendo. A Psicopedagogia tem como pressuposto o trabalho a partir das inter-relações estabelecidas entre sujeito, família e escola, sendo estes os agentes diretos da aprendizagem. Tendo-se clareza que as causas dos problemas que comumente ocorrem podem ser tanto ambientais, desenvolvimentais ou estruturais, é preciso ter como princípio de atuação e confiança na ideia de que todos podem aprender. Podem aprender!