Esta obra traz vários jogos para aplicação em grupos, vivências lúdicas que aprimoram o autoconhecimento e auxiliam na obtenção de um relacionamento mais consciente, dinâmico, franco, com integridade. Por quê? Quando as pessoas perdem o medo de expressar suas idéias, começam a perceber a validade de trazer suas percepções e visões, aí há crescimento, há evolução, há respeito e confiança. Nenhuma organização ética pode prescindir de tais valores.Na conquista de um relacionamento mais saudável entre os participantes de grupos sociais, a formação de programas de desenvolvimento vem aumentando em freqüência e efetividade. Cada vez mais as organizações voltam a atenção para seus colaboradores, entendendo que o lado emocional/comportamental, uma vez alinhado, contribui direta e favoravelmente nos resultados, em qualidade e produtividade. Um ambiente harmonioso, com pessoas satisfeitas por pertencer àquele grupo, propicia uma atmosfera de criatividade, com perfis contributivos e inovadores. A ludicidade, o aprender brincando, o analisar comportamentos assumidos durante um jogo, retirando as analogias pertinentes ao dia a dia organizacional, traz consigo força e energia que dificilmente poderão ser igualadas com outra metodologia. O processo educacional é tanto mais efetivo quanto maior for a autodescoberta, quer seja a partir de movimentos reflexivo-meditativos, quer seja pela percepção do outro sobre o eu. Jogos e demais vivências são instrumentos poderosos para facilitadores de grupos e equipes, para líderes educadores, mentores e treinadores, e auxiliam de maneira acelerada, e com excelência, no desenvolvimento de lideranças, de aprimoramento de perfis, de reconhecimento e utilização de potenciais humanos.