A compreensão dos saberes produzidos, articulados e sistematizados pelo Movimento Negro e de Mulheres Negras tem a capacidade de subverter a teoria educacional, construir a pedagogia das ausências e das emergências, repensar a escola, descolonizar os currículos e dar visibilidade às vivências e práticas dos sujeitos. Ela poderá nos levar ao necessário movimento de descolonização do conhecimento. Este trabalho tem como tese principal o papel do Movimento Negro brasileiro como educador, produtor de saberes emancipatórios e um sistematizador de conhecimentos sobre a questão racial no Brasil. Saberes transformados em reivindicações, das quais várias se tornaram políticas de Estado nas primeiras décadas do século XXI. A compreensao dos saberes produzidos, articulados e sistematizados pelo Movimento Negro e de Mulheres Negras tem a capacidade de subverter a teoria educacional, construir a pedagogia das ausencias e das emergencias, repensar a escola, descolonizar os curriculos e dar visibilidade as vivencias e praticas dos sujeitos. Ela podera nos levar ao necessario movimento de descolonizacao do conhecimento. Este trabalho tem como tese principal o papel do Movimento Negro brasileiro como educador, produtor de saberes emancipatorios e um sistematizador de conhecimentos sobre a questao racial no Brasil. Saberes transformados em reivindicacoes, das quais varias se tornaram politicas de Estado nas primeiras decadas do seculo XXI.A compreensao dos saberes produzidos, articulados e sistematizados pelo Movimento Negro e de Mulheres Negras tem a capacidade de subverter a teoria educacional, construir a pedagogia das ausencias e das emergencias, repensar a escola, descolonizar os curriculos e dar visibilidade as vivencias e praticas dos sujeitos. Ela podera nos levar ao necessario movimento de descolonizacao do conhecimento. Este trabalho tem como tese principal o papel do Movimento Negro brasileiro como educador, produtor de saberes emancipatorios e um sistematizador de conhecimentos sobre a questao racial no Brasil. Saberes transformados em reivindicacoes, das quais varias se tornaram politicas de Estado nas primeiras decadas do seculo XXI.