Esta obra introduziu os registros semiótico e informacional nos estudos brasileiros de comunicação. A primeira parte contém exposições de cunho teórico-prático; já a segunda traz textos sobre a cultura de massa, escritos durante a ditadura militar. Vivemos num contexto distinto, com a veloz expansão das redes de informação e dos cursos de comunicação. Não por acaso, este livro proporciona um instigante re-olhar sobre a comunicação e suas relações com a economia, a cultura e a política. Sumário 1.Introdução à Teoria da Informação 1.1. Denominação. Uma Teoria Formal1.2. A Revolução Industrial1.3. Quantificação da Informação1.4. Canal de Comunicação1.5. Código1.6. Digital e Analógico2. Semiótico ou Teoria dos Signos 2.1. Signo: Etimologia2.2. Semiótica, Semiologia, Estruturalismo2.3. Classificação dos Signos2.4. Níveis do Signo2.5. Intérprete e “Interpretante”2.6. A Questão do Significado2.7. Texto e Contexto2.8. Anedota Exemplar2.9. Condicionamento e Signo-Síntese2.10. Para os mais Curiosos e/ou Interessados3. Estatística e Informação 3.1. Dois Pioneiros: Morse e Poe3.2. Código e Linguagem. Metalinguagem3.3. Informação e Seleção3.4. Anedota Exemplar4. A Teoria da Informação 4.1. Quantificação da Informação4.2. Informação e Entropia4.3. Redundância4.4. Redundância e Signo Novo5. Pesquisas e Aplicações 5.1. Textos5.2. Analogia, Iconologia e Estatística6. Comunicação e Cultura de Massas 6.1. Arte e Reprodução6.2. Linguagem, Repertório e Status6.3. Kitsch, Design, ArteBibliografia Habitação e Informação Pop-eye – Industrial Design Kitsch e Repertório Arte Gráfica e a Outra Vanguarda em Exploração Sonora O Ensino Automático Índice Onomástico