Esta obra apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou analisar quem é o professor da zona rural, a partir de princípios como formação, identidade profissional, saberes e prática pedagógica. Realizada a partir da abordagem biográfica e do método das histórias de vida, tendo em vista apreender percursos de vida-formação de professoras rurais. Nessa investigação o processo de rememoração, centrado nos sentidos que os sujeitos atribuem a sua vida e as experiências identitárias e subjetivas, foram expressos nos diferentes modos de narração, evidenciando que ao falar de si o sujeito entra em contato com suas experiências formadoras e as expressam nas narrativas (auto) biográficas. Como resultados mais significativos estão às dificuldades que as professoras enfrentam para desenvolverem suas práticas pedagógicas no contexto rural, a fragilidade da formação inicial e a falta da formação continuada para atuarem em classes multisseriadas e de estabelecerem uma vinculação entre saberes e prática pedagógica. Assim, há evidências da articulação existente entre formação, identidade, saberes e práticas de professoras rurais, através das histórias de vida e narrativas de formação no campo da pesquisa (auto) biográfica.