Este livro, fruto da pesquisa desenvolvida no doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP, restitui aspectos das histórias singulares de professoras e professores que realizaram o Curso Gênero e Diversidade na Escola – GDE, oferecido pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. No percurso da pesquisa, buscou-se responder aos seguintes questionamentos: de que forma a família, a escola e a religião tratam questões referentes a gênero e sexualidade? Que representações estão presentes nas narrativas de professores/as que realizaram o Curso GDE no que se refere ao gênero e a sexualidade no processo educativo? Que marcas o curso deixou nesses/as profissionais da educação, especialmente em relação às questões de gênero, da sexualidade e da diversidade sexual em suas práticas educativas? São tantas as questões a quem se propõe realizar uma pesquisa! Na tese desenvolvida neste livro são discutidas a banalização da sexualidade, a discriminação em relação à mulher, o sexismo presente nas narrativas, nas escolas e na sociedade, a violência de gênero, a homofobia, a diversidade sexual, dentre outras questões relacionadas à temática, problematizando as representações que professores e professoras possuem acerca das relações de gênero e questões da sexualidade. Quando deparam-se com uma espécie de disputa entre uma visão de mundo, em função do habitus construído, e o que fora proposto pelo Curso GDE. Um dos obstáculos à mudança de atitudes nas escolas, por exemplo, é o predomínio de uma cultura pessoal, que acaba por produzir uma supremacia do habitus construído desde a infância, nas tomadas de posição que os/as docentes assumem na escola, na sala de aula, na relação com a comunidade e nas práticas sociais que acabam por determinar a relação entre docentes e discentes nas escolas.