A Valorização do conhecimento cotidiano é hoje considerada como um elemento importante no trabalho pedagógico de qualquer disciplina escolar. Na área da Educação Matémática, muitas pesquisas contribuíram para mostrar a matemática da vida cotidiana como um elemento indispensável do processo pedagógico. No entanto, embora seja necessário valorizar o conhecimento contidiano, para algumas dessas pesquisas, a valorização da matemática cotidiana é justificada pela constratação da ineficácia da escola na garantia da apropriação do conhecimento matemático escolar, em contraste com a eficácia da apropriação do conhecimento matemático cotidiano. Ocorre que, nessas pesquisas, a valorização do cotidiano se dá sem uma reflexão mais profunda quanto ao papel da escola na apropriação do conhecimento matemático e, também, quanto à concepção de cotidiano que se adota. Por falta dessa reflexão, essas pesquisas acabam criando um problema pedagógico: em lugar da necessária valorização da matemática cotidiana, vê-se ocorrer uma supervalorização desse conhecimento, na qual se perde de vista a relação com o conhecimento escolar. Visando contribuir para a superação desse problema, este livro apresenta subsídios teóricos que concebem a relação entra a matemática escolar e a matemática da vida cotidiana de forma a não se perder de vista a importância da apropriação da matemática escolar como um instrumental para o indivíduo se relacionar num nível além do imediato. Embora se situando no âmbito da Educação Matemática, as considerações aqui apresentadas também contribuem para a reflexão sobre a relação entre o conhecimento escolar e o conhecimento cotidiano nas demais disciplinas escolares.