A proposta desta obra, é fornecer conceitos, ferramentas, metodologias e conselhos práticos para melhorar o fluxo de informação e também o processo de tomada de decisão nas Organizações. Um problema tão sério que foi retratado por um pensamento do poeta T. S. Eliot - "Onde está a sabedoria que perdemos no conhecimento e onde está o conhecimento que perdemos na informação?" Os 23 autores, profissionais que trabalham com questões da Ciência da Informação, Gestão do Conhecimento ou Inteligência Competitiva, pretendem apresentar nova sistemática de recuperação e tratamento de informações competitivas dos ambientes interno e externo da empresa, transformando-as em produtos e comunicando-os ao tomador de decisão. O principal objetivo dos autores não é apresentar teorias utópicas, modismos ou fórmulas mágicas, mas sim debater o real significado da gestão estratégica da informação nas organizações e discutir formas de estimular o fluxo de informação. Além disso, pretendem determinar como a Inteligência Competitiva pode contribuir nos processos de melhoria contínua, inovações e tomada de decisão em tempo real, proporcionando assim uma série de vantagens competitivas para a organização. São apresentadas metodologias, ferramentas e experiências que irão levar ao entendimento sobre a importância do assunto, bem como formas de inserir estes conceitos e práticas na estratégia de negócio das empresas e organizações.