Neste volume são exploradas as idéias dos norte-americanos Jerome Bruner, Michael Cole e James Wertsch, que representam três gerações de pesquisadores preocupados em entender a relação dinâmica e dialética existente entre os processos cognitivos e os contextos históricos, sociais e culturais em que os indivíduos se inserem. São apresentados também traços da vida e da obra do neurologista de grande prestígio mundial inglês Oliver Sacks, que ajudam a entender as complexas relações existentes entre deficiência, cultura e educação, assim como as proposições da argentina Ana Teberosky, pesquisadora que representa bem a fecundidade da abordagem construtivista piagetiana e que é conhecida nos meios educacionais brasileiros por seus trabalhos no campo da psicogênese da língua escrita. As perspectivas de pesquisa de cada um são diferentes entre si, mas juntas ensejam novas possibilidades de articulação e de diálogo entre os campos da Psicologia e da Educação. O conjunto das obras analisadas tem o grande mérito de colaborar para a necessária alteração não só de visões já consagradas na Psicologia como também das explicações dominantes sobre alguns problemas crônicos do sistema educacional.