Possibilita uma prática docente mais fl exível e adequada ao contexto escolar , oferecendo um vasto material de conteúdo e atividades. Apresenta uma variedade de análises historiográficas,sobre os temas abordados nos capítulos, que são entremeadas por diferentes documentos e representações (atuais ou históricos) referentes ao período nalisado. Aborda a História como o resultado das relações sociais que as pessoas, integrantes das classes sociais e instituições, estabelecem entre si,utilizando como eixo narrativo a história da constituição dos Estados centralizados, num viés político-institucional. Reflete sobre acontecimentos relacionados à economia, à cultura, aos movimentos sociais e ao otidiano. Traz boxes com o resumo dos acontecimentos estudados no capítulo. Sugestões de sites relacionados aos conteúdos estudados no capítulo. Mais que apenas indicar o endereço a consultar, esta subseção também dá dicas sobre quais conteúdos do site podem ser interessantes para complementar o conteúdo. Este livro pode ser utilizado de maneiras diferentes. Não precisa ser usado por inteiro nem na ordem em que os capítulos se apresentam. Como cada turma tem uma realidade diferente, só o professor pode avaliar que atividades devem ser realizadas e em que ordem.