Assistir à crianças e adolescentes com queixas de dificuldades de aprendizagem demanda dos profissionais abertura para as contribuições de diversos campos do conhecimento como, por exemplo, a Psicologia, a Pedagogia a Sociologia e e suas confluências com os estudos das Neurociências e da Linguagem. Também é necessário estar disposto a integrar todos esses olhares sobre o desenvolvimento humano enfrentando os desafios que lhes são peculiares. A experiência e a literatura científica na área registram a anos há anos a desmotivação e o fracasso escolar; a medicalização excessiva das dificuldades de aprendizagem; a baixa autoestima e expectativa deste grupo de jovens. Esta questão é imperativa no trabalho diário com as crianças e adolescentes encaminhados pela escola e pela família para os consultórios e centros especializados nesse tipo de assistência. E é a razão das experiências reunidas neste livro propondo que é imprescindível o estudo das funções neurocognitivas e psicológicas, mas igualmente necessário é o exame das condições psicossociais e pedagógicas as quais ele esta submetido. Nessa perspectiva abordam-se as praticas neuropsicologicas de avaliação e de intervenção com seus fundamentos teóricos e casos clínicos.